menu
Notícias / Geral

Lageado do Bugre - Lajeado do Bugre - Escola Estadual Indígena de comemora Dia do Índio com almoço festivo

Lajeado do Bugre - Escola Estadual Indígena de comemora Dia do Índio com almoço festivo

Data de publicação: 24 de abril de 2015
Hora: 09:20h








Apresentações de danças caingangues, degustação de comidas típicas, leitão no rolete e música fizeram parte da festa


A Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Antônio Rusi de município de Lajeado do Bugre promoveu nesta quinta-feira, 23, almoço festivo na aldeia caingangue Passo dos Índios. O evento marcou a comemoração do Dia do índio – celebrado em 19 de abril e contou com a participação de autoridades, convidados, público local e com a visitação de mais de 500 pessoas.


A recepção ficou ao encargo do cacique da Aldeia, Aldo Pinto, que fez um breve relato dos ensinamentos indígenas e histórico da Escola. Após falou das danças indígenas e convidou para degustação da típica comida caingangue.


A responsável pelo setor Pedagógico da 20ªCRE, Jussara Maria Koch Vieira, parabenizou os organizadores do evento, professores, funcionários, alunos e pais e disse ser de fundamental importância para a Educação pública, atividades dessa natureza. “Este momento oportuniza a integração das diferentes culturas e permite que todos, harmoniosamente, comunguem dos saberes e dos feitos do povo indígena o que faz, cada vez mais, nós respeitarmos a cultura desse povo. A 20ªCRE orgulha-se de poder fazer parte deste momento”, destacou.


Ochefe local do escritório da Emater, Pedro Ademir Matias da Rosa, em seu discurso, falou da parceria entre a Escola e a entidade e ressaltou a importância do evento na preservação dos usos e costumes da cultura indígena. “Através de teorias simples vocês nos ensinam uma relação harmoniosa com a natureza e com o ser humano. Ensinamentos que não esperam nada de volta, e assim com humanidade, simplicidade e responsabilidade asseguram a valorização da cultura e do povo indígena”, disse.


A assessora para a Educação Indígena, Laerta Gomes de Souza, parabenizou o cacique Aldo Pinto e a comunidade escolar por manter viva a data e destacou a importância da diversidade e os avanços alcançados pela comunidade indígena. “Nas escolas, antigamente, os ensinamentos da cultura indígena eram passados pelos brancos e, hoje, os índios mesmos transmitem às seus filhos as tradições indígenas”, destacou.


A responsável administrativa do educandário, Profª Dilza dos Santos Machado, destacou que a festa celebra o trabalho coletivo da Comunidade Escolar Indígena, que com o apoio da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), administração municipal e Emater-RS/Ascar de Lajeado do Bugre alcança ano após ano resultados positivos. “Hoje, mais uma vez, estamos reunidos para comemorarmos o resultado do nosso trabalho e assim continuaremos para que as coisas aconteçam. Nosso trabalho é realizado na coletividade e apesar de árduo, vale a pena cada esforço”, enfatiza.


O prefeito de Lajeado do Bugre, Olnei Pietrobelli, também marcou presença no evento e, em seu discurso, enalteceu a parceria entre a Administração Municipal e a instituição de Ensino com um trabalho de comprometimento do Poder Público na valorização do espaço e da cultura indígena.


Ao meio dia ocorreu o almoço de integração com churrasco, leitão no rolete, cuca, saladas e refrigerante. Após seguiu-se à visitação à Escola.


 A Escola


A Escola Estadual Indígena Kaingangue de Ensino Fundamental Antônio Rusi está localizada na Aldeia Caingangue Passo dos Índios, município de Lajeado do Bugre. Enquanto aguarda regulamentação o estabelecimento, que conta com 40 alunos, cinco professores e um funcionário, funciona como um anexo da Escola Estadual de Ensino Médio Eugênio Korsack.


Indigena 60


Créditos: Jô do Carmo​


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.







Indigena 6 Indigena 6
Indigena 6
Indigena 4
whats rodape



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.