Lageado do Bugre - Lajeado do Bugre - Emater/RS-Ascar desenvolve ações de educação ambiental
Lajeado do Bugre - Emater/RS-Ascar desenvolve ações de educação ambiental
Data de publicação: 28 de julho de 2015
Hora: 09:47h
Com a organização da Emater/RS-Ascar, o município de Lajeado do Bugre inaugurou a Feira do Agricultor na manhã de sexta-feira (24/07). Na ocasião, os produtores puderam comercializar uma grande variedade de produtos oriundos da agricultura familiar. O principal objetivo da feira é fomentar a geração de renda familiar, incentivar a produção diversificada e agroecológica, despertando na população a consciência sobre a importância de uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos. Da mesma forma, a feira é uma maneira de estreitar a relação entre o produtor e o consumidor, aproximando a família que produz e a família que consome.
A intenção é que a feira se consolide e aconteça semanalmente, às sextas-feiras, com o intuito de valorização os agricultores e suas respectivas produções. Na primeira feira, os agricultores comercializaram produtos como alface, mandioca, batata-doce, chuchu, queijo, bolacha, mel, chimia, ovos, cuca, bolo de milho, entre outros.
Para os produtores, a feira é uma oportunidade de expandir mercado e oferecer alimentos de qualidade à população. “É uma grande oportunidade que a Emater/RS oferece para que agricultores como nós possamos vender nossos alimentos, porque tudo que produzimos é com base na Agroecologia e, no final, ganhamos nós, que estamos vendendo alimentos de qualidade, e ganha o consumidor, que se alimenta com saúde”, disse a agricultora Tereza Damer.
A equipe da Emater/RS-Ascar trabalha para que a feira se consolide, pois acredita que essa é uma oportunidade para os agricultores e para a valorização da economia local. Dos produtores participantes da feira, três fazem parte do projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), que contribui para a produção de alimentos para subsistência e permite a comercialização do excedente.
“Tivemos uma grande participação da comunidade, que pode contar com uma feira muito diversificada de alimentos. Esperamos que o município venha a consumir mais produtos oriundos da agricultura familiar e, em contrapartida, os agricultores também possam diversificar suas produções ainda mais”, comentou a extensionista da área social da Emater/RS-Ascar, Michele Soares Carvalho.
A próxima feira do agricultor está prevista para o dia 31 de julho, próximo ao escritório da Emater/RS-Ascar.
Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen