Gramado dos Loureiros - Gramado dos Loureiros – Município sedia capacitação de turismo rural para extensionistas da Emater/RS-Ascar
Gramado dos Loureiros – Município sedia capacitação de turismo rural para extensionistas da Emater/RS-Ascar
Data de publicação: 7 de dezembro de 2015
Hora: 08:22h
O município de Gramado dos Loureiros sediou ontem (03/12) o segundo módulo de capacitação em turismo rural, promovido pelo escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen. Envolvidos no segmento, extensionistas e agricultores de 12 municípios das regiões Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea participaram da capacitação.
O trabalho da Emater/RS-Ascar, no que tange o turismo rural, tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da atividade turística sob a ótica da sustentabilidade econômica, social e ambiental, valorizando a cultura local e promovendo a integração da comunidade, contribuindo para a consolidação da atividade como fonte de renda às famílias rurais.
Desde dezembro do ano passado, Gramado dos Loureiros vem realizando o roteiro “Vida no campo: descobrindo caminhos”, organizado pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Prefeitura. O roteiro envolver oito propriedades e já recebeu nove excursões de municípios diferentes, somando mais de 200 visitantes. Segundo a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Carmem Roncaglio Zanella, o turismo vem sendo uma aposta para a geração de renda das famílias, através da divulgação e comercialização dos seus produtos, e uma forma de envolver os meios rural e urbano.
Durante a capacitação, o grupo de extensionistas e agricultores conheceu algumas propriedades inseridas no roteiro de Gramado dos Loureiros. A propriedade dos agricultores Nelson e Adílio Ramos faz parte do roteiro percorrido pelos visitantes. Ali, os turistas conhecem um pouco da produção de verduras e hortaliças, a Verduras Ramos. Em 16 hectares de terra, a família consegue aproveitar apenas dois para produção. Em estufas, os agricultores produzem até 20 variedades em determinadas épocas do ano. A participação no roteiro turístico permite a abertura de novos mercados e a comercialização diretamente ao visitante.
A capacitação contou com a participação da turismóloga da Emater/RS-Ascar, Fernanda Costa, explanando sobre temas demandados pelos extensionistas e agricultores no primeiro módulo da capacitação, que aconteceu em julho, no município de Sarandi. Fernanda falou sobre a forma de acolhida, hospitalidade, carisma, apresentação dos produtos e dos locais, aspectos necessários para realizar o turismo nos municípios, resgatando a cultura e a identidade de cada lugar.
Para a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer, o trabalho envolvendo o turismo nessa região vem surpreendendo positivamente. “Estou surpresa com a receptividade do tema na região. Acredito que essa reação se deve ao fato de o turismo trabalhar com a valorização local, aspectos de autoestima, de renda, envolvimento sociocultural e mexe com temas como protagonismo da mulher, inclusão da juventude, melhoria das estruturas municipais, gastronomia e cultura local, preservação ambiental e da história, e tantos outros aspectos”, salientou Dulcenécia.
Para encerrar a capacitação, a extensionista Carmem apresentou um dos trabalhos realizados em Gramado dos Loureiros, que serve como exemplo para outros municípios. A campanha de coleta de lixo foi uma das ações destaques no município este ano. O trabalho de saneamento vem sendo realizado, visando promovendo o bem-estar e a qualidade tanto no campo quanto na cidade, e contempla 100% das famílias do município.
O trabalho de turismo rural está no início. No próximo ano, novos módulos de capacitação serão planejados para qualificar o trabalho realizado em toda a região.
Por Marcela Buzatto/ AI
CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.