menu
Notícias / Geral

Frederico Westphalen - Frederico Westphalen - Acadêmica do curso de Nutrição da UFSM/PM desenvolve atividade com grupo de mulheres pertencentes à ESF Westphalen

Frederico Westphalen - Acadêmica do curso de Nutrição da UFSM/PM desenvolve atividade com grupo de mulheres pertencentes à ESF Westphalen

Data de publicação: 9 de dezembro de 2019
Hora: 12:34h



 


Em comemoração ao dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a acadêmica do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Katleen Marques Viana, desenvolveu uma atividade com um grupo de mulheres pertencentes à ESF Westphalen, sendo a maioria portadora de Diabetes Melitos (DM). A estudante está realizando estágio curricular de Nutrição em Saúde coletiva orientada pela professora Greisse Viero da Silva Leal no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), sob supervisão da nutricionista Ângela Cristina Dahmer.


 


Diabetes Melitos


A prevalência de diabetes vem crescendo em todos os países, independentemente do seu grau de desenvolvimento. Se o atual cenário não for modificado, estima-se que mais de 642 milhões de pessoas em 2040 terão a enfermidade.


Desta forma, a terapia Nutricional é muito importante na prevenção do DM e na regressão das complicações associadas à esta patologia, integrando ao conjunto de medidas de autocuidado e educação em saúde.


Sabendo da importância de ajudar os pacientes a entender melhor os mecanismos fisiológicos e psicológicos que interferem no controle glicêmico, desconstruir mitos sobre a alimentação e busca por aumentar a competência alimentar desse público, foi desenvolvida uma atividade voltada a incentivar a percepção dos sinais de fome e saciedade.


Com isso, desenvolveu-se uma conversa com questionamentos sobre os hábitos alimentares desse grupo de mulheres ressaltando a importância de treinar a percepção de fome e saciedade, comendo quando se está com fome e parando de comer quando há saciedade.


Após a explanação, foi realizada uma dinâmica com três balões (estourando, vazio e cheio) representando o estômago, além disso, foi entregue a escala da fome e saciedade para que, antes de comer os participantes tentassem identificar qual era o nível da sua fome. Em seguida foi oferecido um pedaço de cuca, ao ingerir foi questionado o nível de saciedade dos participantes.


De acordo com a avaliação da acadêmica que desenvolveu a atividade, ao aplicar a dinâmica foi possível verificar que a maioria das mulheres não prestavam atenção aos sinais do seu corpo, comendo mais do que o necessário para suprir as necessidades fisiológicas.



Yasmin Mafalda - AIP




estigiaria Katleen nutricao estigiaria Katleen nutricao



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.