Liberato Salzano - Educação comemora bons resultados na avaliação SAERS
Data de publicação: 27 de fevereiro de 2023
Hora: 08:30h
Créditos: Assessoria de Imprensa
Fonte: Prefeitura de Liberato Salzano
Com a divulgação dos resultados das provas realizadas em outubro de 2022, pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul -SAERS, professores e diretores comemoram e analisam os dados.
As turmas de 2º ano do Ensino Fundamental, da EMEF Tomé de Souza, foram avaliadas nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Habilidade em Escrita, as turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da EMEF Henrique Dias, foram avaliadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Das 14 habilidades avaliadas, para as turmas de 2º ano, 8 delas obtiveram nível alto, 5 nível médio-alto, e uma em nível médio-baixo, o que corresponde a 36% dos estudantes no nível básico, 18% no nível adequado e 45% dos estudantes no nível avançado. Já para as turmas de 5º e 9º anos, da EMEF Henrique Dias, na avaliação dos padrões de desempenho, 43% dos estudantes estão no nível básico, 14% no nível adequado e, 43% no nível avançado.
Das 15 habilidades avaliadas, 1 encontra-se no nível alto, 8 no médio-alto e 6 no médio-baixo.
Para a professora Belamar Anziliero, atuante na SMEC, o resultado é comemorado pois superou as expectativas de recuperação e adaptação dos alunos, no pós-pandemia, que dificultou a aprendizagem. "As turmas de 2º anos, por exemplo, passaram boa parte do período de alfabetização longe da escola, em função da pandemia.
Com o retorno, em maio de 2021, empreendemos esforços no sentido de intensificar a aprendizagem com reforço escolar, psicóloga educacional e psicopedagoga atuando nas escolas e, o que os dados indicam é que os resultados foram positivos", declarou a professora, que destaca ainda a importância de analisar, minuciosamente as planilhas do SAERS, a fim de intensificar ainda mais as ações nas habilidades que mais necessitam.
A professora agradeceu ainda a disponibilidade da Administração em sempre atender as demandas da educação, que no ano de 2022, investiu 32,77% do orçamento do município em educação, embora o previsto em Lei seja 25%.
"A prefeita Juliane Pensin é extremamente sensível as questões que dizem respeito à educação e isso reflete diretamente no desempenho dos profissionais da educação e dos educandos", informou a professora Belamar que agradeceu ainda o empenho, dedicação e profissionalismo dos professores e servidores da educação, em fazer uma educação de qualidade.