Liberato Salzano - Escolas desenvolvem projeto de Prevenção ao Bullying
Data de publicação: 26 de abril de 2023
Hora: 08:05h
Créditos: Assessoria de Imprensa
Fonte: Prefeitura de Liberato Salzano
O projeto " Minha Escola sem Bullying", é uma ação interdisciplinar desenvolvida pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Dias, que tem como Diretora a professora Gabriela Tonet e coordenadora do projeto a Psicóloga Educacional, Ane Galli.
Em parceria com a equipe Diretiva e professores da Escola, o projeto atingiu os alunos do 8° e 9° anos, inicialmente, objetivando imprimir mudanças positivas no ambiente escolar e no comportamento dos estudantes, para que se sintam cuidados, seguros e aptos a conviver de maneira ética e consciente em um ambiente escolar saudável e propício às novas aprendizagens.
Segundo a Psicóloga Educacional Anelise Galli, “O projeto potencializará, através de uma metodologia própria para adolescentes, a tomada de consciência dos efeitos do Bullying, tanto para vítima como para quem pratica o Bullying”, finalizou ela.
A atividade envolveu várias etapas, tais como: Roda da conversa, filme, cartazes, depoimentos, atividade de elaboração de cartazes e relatos de aprendizagens acerca do tema. O projeto faz parte de uma série de iniciativas que visam a prevenção a violência nas escolas, através da verbalização do assunto.
“Estamos empenhados em propiciar um ambiente educativo saudável, livre de interferências que possam atrapalhar o aprendizado e, acreditamos que falar sobre isso é a forma mais eficaz de prevenir. Para isso contamos com o apoio da Brigada Militar em ações educativas contínuas, do Programa PROERD, desenvolvido nas escolas, da atuação da psicóloga Educacional, da Psicopedagoga, e de toda a RAE, Rede de Apoio à Escola da qual participam ainda Conselho Tutelar e Assistência Social”, informou a professora Belamar Anziliero, responsável pela SMEC.
A administração Municipal, através da Prefeita Juliane Pensin, sempre demonstrou total apoio à educação e não mede esforços para concretizar uma educação de qualidade no município. “Somos sensíveis e solidários às ações que dizem respeito a um ambiente educacional favorável à aprendizagem”, destacou a prefeita.