Liberato Salzano - Realizada final do III Concurso de Oratória Escolar
Data de publicação: 29 de agosto de 2023
Hora: 08:10h
Créditos: Assessoria de Imprensa
Fonte: Prefeitura de Liberato Salzano
O III Concurso de Oratória Escolar, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação em Parceria com a Secretaria da Fazenda, teve sua final realizada nesta quarta-feira, 23 de agosto.
O III Concurso de Oratória Escolar teve por tema “A importância do exercício pleno da cidadania, através da educação fiscal, com vistas ao cooperativismo visando a melhor maneira de investir o seu dinheiro e o que é feito com o dinheiro arrecadado em impostos”.
Dividido em seis categorias, o concurso contemplou todas as modalidades de ensino desde a Educação Especial ao Ensino Médio, com temas que foram da forma como se ganha dinheiro, como se gasta o dinheiro, influência do cooperativismo na economia da região e destino dos impostos. Na abertura a alunos da APAE apresentaram a maquete que demonstra o ciclo dos recursos.
Na sequência, os temas foram representados em desenho livre, História em Quadrinhos, texto livre, texto dissertativo e artigo de opinião. Para a professora Responsável pela SMEC, Belamar Anziliero, praticar a leitura é uma forma de garantir o conhecimento. “Expor o que se lê e produz, da escrita para a oralidade, é ter a certeza de contemplar todas as habilidades necessárias para a formação integral de um cidadão”, destacou ela.
Para o Secretário da Fazenda, Marcos da Silva, presente na abertura do evento, a importância do tema e a participação da comunidade escolar, garantem uma sociedade mais justa e responsável.
Pela parte da manhã as Juradas Professora Sonia Maria Carbolin, Professora Armelinda De Faci Miotto e a Colaboradora do Sicredi, Morgana Bonometti, tiveram a difícil tarefa de selecionar os que mais se destacaram nas categorias Educação Infantil, Series Iniciais (1º ao 4º Ano) e finais (5 ao 7º Ano).
Pela parte da tarde, coube às juradas Professora Simone Seghetto, Fonoaudióloga Sabrina Lasch e Advogada Elenara Marcolan Dal Conte, definir os melhores nas categorias 8º e 9º Anos e Ensino Médio. O que se assistiu durante o dia foi uma aula de participação, cidadania, desafios e superação.
A partir do trabalho e desenvolvimento do tema em sala de aula, os alunos construíram suas produções, foram selecionados por escola, e os finalistas por categoria disputaram entre escolas.
A responsável pela SMEC, professora Belamar, agradeceu ao poder público pelos investimentos que faz na educação, destacando que um cidadão bem educado é um cidadão que cuida de si, do próximo e do meio no qual está inserido, com isso, destacou ela “o investimento na educação reflete na saúde, no meio ambiente, na conservação de espaços públicos e na formação da sociedade”.
Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféu e premiação em dinheiro como forma de incentivo a continuidade do empenho no processo de construção do conhecimento. Fica o agradecimento aos parceiros do Projeto, às juradas, a comunidade escolar e às famílias que se envolveram na realização das atividades.
Os vencedores por categoria foram: Educação Infantil: 1º Lugar Myrella Fochezatto; 2º Maria Flávia Franceschi Ascoli; 3º Arthur Pozenatto Federizzi. 1º ao 4º Anos: 1º lugar Iris Marcolan Dal Conte; 2º lugar Bernardo Mânica da Silva; 3º lugar Weslei Dias Correia. 5º ao 7º Anos: 1º Lugar Emanueli Paim Pessi; 2º lugar Gabrielly Dias Piran; 3º lugar Bruna Soranzo Guadagnin. 8º e 9º Anos: 1º Lugar Ricardo Signor; 2º Lugar Maria Clara Batistella; 3º lugar Claucia Borsatti. Ensino Médio: 1º lugar Rayssa da Silva; 2º lugar Maria Eduarda Gabriel; 3º lugar Julio Cezar Rigon Riboli. Tomé de Souza Henrique Dias Rosane Vieira Alchieri Gabriela Tonet Elcita Besold Liberato Salzano Emei Duarte da Costa Vanuza Pozzebon