menu
Notícias / Geral

Lageado do Bugre - Lajeado do Bugre - Município promoveu a II Festa Camponesa

Lajeado do Bugre - Município promoveu a II Festa Camponesa

Data de publicação: 8 de setembro de 2014
Hora: 09:29h



 


Encerrou no domingo (07/09) a programação da II Festa Camponesa do município de Lajeado do Bugre. O evento iniciou na quinta-feira (04/09) com abertura oficial, palestra e exposição de produtos da agricultura familiar e artesanato de Lajeado do Bugre e de municípios vizinhos. A Festa Camponesa foi uma promoção da Prefeitura, Emater/RS-Ascar, Universidade Regional Integrada (URI) e RH Produções.


Para resgatar e valorizar a cultura camponesa e a produção de alimentos saudáveis, a II Festa Camponesa recebeu expositores dos seis municípios que participaram do curso de Educação no Campo, da Universidade Regional Integrada (URI) e da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH). Lideranças atuantes nesses municípios estão concluindo o curso que forma animadores em educação do campo para a erradicação da pobreza.


A extensionista Social da Emater/RS-Ascar, Cinara Martins da Silva, faz parte do grupo de lideranças do município de Lajeado do Bugre participante da atividade. Cada município deve desenvolver um projeto, com base na agroecologia, para aplicar as práticas aprendidas no curso. Em Lajeado do Bugre foi desenvolvido o projeto Tuia Cheia, que prevê o resgate, distribuição e multiplicação de sementes crioulas, na tentativa de garantir a existência de algumas variedades de alimentos.


Outros projetos agroecológicos estão em desenvolvimento em Lajeado do Bugre. O município conta com 15 famílias realizando a Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). A família do agricultor Magnus Alexandre Petter faz parte desse projeto. Com apenas cinco hectares, os Petter trabalham com a atividade leiteira, produz hortaliças e frutas. A produção para subsistência dos quatro integrantes da família é o principal motivo da diversificação dos produtos, mas o excedente que é comercializado resulta em uma boa renda. O agricultor procura sempre participar de eventos para expor seus produtos e o método de produção.


Segundo o prefeito de Lajeado do Bugre, Olnei Luis Pietrobelli, a organização e planejamento da Festa Camponesa são voltados aos agricultores familiares e a viabilização das pequenas propriedades. A média de área dos agricultores de Lajeado do Bugre é sete hectares. “Queremos mostrar que as famílias podem sobreviver com esta área, e, além disso, gerar renda e qualidade para suas famílias”, declarou Pietrobelli.


Participaram da solenidade de abertura da II Festa Camponesa a chefe da Divisão de Formação Continuada da FDRH, Ana Cristina Ghisleni, a diretora geral da URI, Silvia Canan, o vice-prefeito de Lajeado do Bugre, Vilmar Santos da Silva, o vice-prefeito de São Pedro das Missões, Domingos André Zandoná, o gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Leonir Bonavigo, entre outras autoridades. A abertura da Festa Camponesa contou ainda, com a reflexão sobre o tema “Agroecologia: caminho de preservação do agricultor e do meio ambiente”, apresentada pelos palestrantes, Jurandir Zamberlam e Alceu Froncheti.



Texto e foto: Marcela Buzatto/Central do Interior


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região




000a0aed 4 000a0aed 4



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.